terça-feira, 22 de maio de 2007

Sensor

Bom, depois de uma pequena pesquisa eu consegui achar um site onde vários tipos de sensores bem simples são exemplificados. Eu acho bastante interessante todo mundo do grupo ler o assunto, porque está bem objetivo e tem bastante informação.

http://www.blikstein.com/gogo/documents/making%20sensors.html

O GoGo é um terminal "final" do sensor, onde as leituras dos sensores são analisadas.

Vou colocar aqui o sensor mais importante pra gente, que é o de luz. A idéia é colocar um sensor de luz nos 3 pontos da estrutura (centro, direita e esquerda) de forma com que o objeto móvel interrompa o feixe de luz e assim o efeito desejado ocorra (seja desligar, ligar, ativar um determinado sensor, etc).

"Sensores de luz refletida
Esse tipo de sensor é útil para detectar a presença de um objeto sem precisar tocá-lo. Você pode detectar uma pessoa entrando por uma porta o a mão de alguém se aproximando do sensor.
A idéia do sensor é fazer incidir luz sobre um Resistor Dependente de Luz (mais conhecido com LDR, sua abreviação em inglês). Se algum obstáculo aparece na frente da fonte de luz, o LDR detecta a mudança de luminosidade. A fonte de luz pode ser desde uma lâmpada de lanterna até um apontador laser (mais preciso).

Outra modalidade possível é o sensor de luz refletida: colocamos a fonte de luz e o sensor do mesmo lado, de modo que o LDR detecte apenas a luz que for refletida de volta para ele. A vantagem dessa modalidade é que o conjunto sensor-fonte de luz fica sempre junto, e não é preciso mantê-los sempre alinhados.

Com apenas um LED e um LDR você pode fazer um sensor de luz refletida. Lembre-se que é importante usar um LED com boa intensidade luminosa. De qualquer forma, a faixa de funcionamento do sensor deve ficar entre 2 e 3 cm. Outras fontes luminosas também podem interferir na precisão do sensor.
Na figura seguinte apresentamos um esquema desse sensor. A função do resistor é limutar a corrente que vai para o LED. Quanto menos o valor do resistor, mais brilhante será a luz do LED."

Bom, não precisaremos utilizar luz infravermelha já a a luz vai estar dentro da estrutura da seta, portanto não será visível de qualquer forma. Além disso o consumo de energia da seta será mínimo pois os LEDs gastam pouquíssima energia e não acho que o resto vai gastar muito. Nesse mesmo site fala sobre sensores de luz comerciais, que já vem com o dispositivo quase pronto é são bem compactos. Eu não consegui achar nada sobre venda aqui em BH, mas não parecem ser muito caros (espero O_o).

"Sensores reflexivos comerciais
Você pode também comprar sensores reflexivos comerciais, que têm a fonte de luz infravermelha e o fototransístor embutidos no mesmo dispositivo. Eles são normalmente bem compactos e apresentam leituras mais confiáveis. Em seguida vemos um exemplo de como montar um desses sensores reflexivos comerciais. (digikey.com* - código: QRD1114-ND). "

*essa digikey não é no Brasil

Um comentário:

Katinha disse...

Oi pessoal... então com essa pesquisa já podemos definir qual sensor será mais apropriado para o projeto?

Abraços

Kátia